Aplicações :: Inspeções de produtos e processos

A inovação principal provida pelas soluções Poka-Yoke Virtual está em se garantir a qualidade da montagem do produto pela execução correta do processo industrial definido para este produto. Ou seja: se o Processo está OK, o produto estará OK.

Em sistemas convencionais de inspeção, o foco é no produto. No entanto, dependendo da complexidade desse produto ou do processo exigido para montá-lo, o custo para se implementar esse tipo de sistema é impraticável. De forma agravante, em linhas com diversidade de referências ou com rotatividade de pessoas ou com produção sazonal, é muito difícil se justificar o pay-back dos recursos investidos.

Neste sentido, as soluções Poka-Yoke Virtual reduzem investimentos em treinamento ao mesmo tempo que minimizam a subjetividade na execução das montagens com consequente aumento de qualidade. 

Podem ser aplicados em montagens de produtos manuais ou semi-automaticas e em inspeções de produtos finalizados ou em pontos parciais.

Inspeção interativa de montagens ou em finais de linha.

O Poka-Yoke Virtual pode ser instalado no final de linhas de produção, inspecionando produtos finais, antes de serem embalados. Essa configuração é indicada quando os ítens a serem inspecionados são visualmente acessíveis pelo sistema. No final de linha ele pode, opcionalmente, ser usado para disparar embaladoras, rotuladoras, impressoras e outros periféricos, além de gerar dados da produção para análise estatística como número de peças produzidas, índices de eficiências, etc.

O Poka-Yoke Virtual também permite que inspeções sejam realizadas de forma incremental, na medida em que o produto é montado. Isso evita erros ocultos.

Em postos de montagem onde um produto é montado de forma incremental por uma única pessoa (ou único posto), é possível que os Poka-Yoke Virtuais verifiquem montagens parciais. Liberando a peça apenas se todas as tarefas (camadas) forem realizadas com sucesso. Em sua IHM, o montador visualiza as instruções de montagem também de forma gradativa.

Em linhas de montagens com vários postos, é possível se montar uma rede de inspeção onde Poka-Yoke Virtuais, posicionados ao longo dos postos de montagem, são interconectados e realizam inspeções parciais. Podem ainda controlar portas I/Os, habilitando ou desativando outros postos conforme definido no processo de montagem.

PYV i2