Perguntas frequentes...

O que é um Poka-Yoke?

 RES: Poka-Yoke é um termo proveniente da lingua japonesa onde Yokeru significa “Prevenir” e Poka “erros por desatenção”. Um dispositivo ou sistema Poka-Yoke tem por função prevenir que falhas humanas por desatenção se tornem defeitos dos produtos.

 

O Poka-Yoke Virtual é um Sistema de Visão?

 RES: Sim e Não. As plataformas Poka-Yoke Virtual, em sua versão mais básica ("default") vem com inspeção 3D através de câmeras digitais. No entanto, podem ser consideradas plataformas híbridas que aceitam conexões de sensores "convencionais" através de portas USB. Podem, inclusive, ser ligados a Sistemas de Visão.

 

Já possuímos um integrador de confiança. Ele pode implantar os sistemas Poka-Yoke Virtuais?

 RES: Sim. As plataformas podem ser integradas em linhas fornecidas por outros integradores. No entanto a equipe Poka-Yoke Virtual definirá todo o processo e acompanhará a execução das tarefas pelo integrador. Isso em respeito aos clientes e para se garantir a qualidade da solução.

 

Podemos bloquear dispositivos com sinais de I/O?

 RES: Sim. As plataformas Poka-Yoke Virtual possuem portas USB que aceitam conexões com dispositivos I/O e até mesmo CLP´s. Módulos de software permitem acioná-los conforme a lógica definida.

 

O sistema é robusto para uso industrial?

 RES: Totalmente. Os Poka-Yoke Virtuais foram criados, aprimorados e validados 100% em ambiente industrial. O software foi dimensionado para rodar 24h por dia com precisão e repetitividade. Como a maioria das inspeções são realizadas sem contato, não há desgaste por atrito. Uma limpeza periódica é aconselhada quando o ambiente acarretar acúmulos de sujeira.

 

Nossa linha de montagem é sobre uma esteira. Podemos usar o Poka-Yoke Virtual?

 RES: Sim. Os especialistas da equipe Poka-Yoke Virtual estudarão o melhor posicionamento dos equipamentos. Podem ser acoplados sobre mesas ou bancadas de trabalho, esteiras e até mesmo sobre alguns tipos de máquinas.

 

Como é o acesso ao sistema Poka-Yoke Virtual?

 RES: Local e remotamente. Os Poka-Yoke Virtuais podem ser acessados localmente através de mouse e teclado e também via rede Wi-Fi, Ethernet, model 3G ou ADSL. Como podem ser ligados a internet, o administrador pode acessá-lo de qualquer local do mundo.

 

 É preciso usar a rede corporativa (TI) ?

 RES: Não. A conexão com a rede corporativa do cliente é opcional. Os Poka-Yoke Virtuais podem compor uma rede independente sem a necessidade de se acionar o pessoal de TI. No entanto, caso seja conveniente, os dados podem ser compartilhados para integração com sistemas corporativos. Por exemplo, integração com almoxarifado, baixa de ordens de produção, impressão de etiquetas, etc. 

 

Como é realizada a programação do sistema?

 RES: O sistema é parametrizado. O software do Poka-Yoke Virtual é parametrizado, ou seja, pode ser configurado através de programas de configuração e sem a necessidade de compiladores. Para usuários avançados, programadores ou integradores, está disponível um módulo que permite programação em baixo nível